3 de março de 2012

Ainda a semana da Leitura e da Ciência

Minerais: história, recursos e património
          No passado dia 27 de fevereiro, integrada nas atividades da Semana da Leitura e da Ciência, na EB Nº2 de Avelar, o professor Ricardo Pimentel proferiu uma comunicação sobre minerais de Portugal para os alunos do nono ano de escolaridade.
          Iniciou a comunicação fazendo uma abordagem à história dos minerais, reportando-nos à Pré-história, relembrando que o Homem já usava o sílex e outras variedades de quartzo para construir ferramentas simples. 
          Seguidamente relembrou algumas figuras célebres da história da mineralogia, nomeadamente Teofrasto, grego e discípulo de Aristóteles, Plínio (romano) e Gabir (árabe). Referiu ainda Bonifácio de Andrada e Silva, filho de portugueses, nascido no Brasil, que foi professor de Metalurgia na Universidade de Coimbra e homenageado através da atribuição do nome de Andradite a um mineral.
          O professor Ricardo fez também referência às propriedades dos minerais, mostrando, por exemplo, que a cor, por si só, não é suficiente para distinguir um mineral de outro, podendo existir minerais diferentes com a mesma cor ou o mesmo mineral com cores diferentes, como por exemplo o quartzo.
          Para terminar, levou os alunos a viajar por algumas importantes minas de Portugal, nomeadamente pelas minas de volfrâmio da Panasqueira, no distrito de Castelo Branco, perto da Covilhã, pelas minas de cobre de Ingadanais, em Vila Velha de Rodão, pelas minas de pirite de São Domingos, perto de Mértola, entre muitas outras, umas ativas e outras abandonadas. Contudo, mesmo abandonadas, não deixam de constituir um importante legado arqueológico, nomeadamente industrial.
          De sublinhar que nesta comunicação ficou claro a importância que têm os minerais, pelo que se torna importante sublinhar que são um bem/património a preservar.
         Deixamos aqui algumas fotografias do evento e agradecemos a disponibilidade do professor Ricardo Pimentel.

Sem comentários: