27 de fevereiro de 2012

Semana da leitura e da ciência em Avelar

Diário de atividades
           
          Começou hoje, no Agrupamento, a Semana da Leitura e da Ciência.
          Em Avelar, na EB Nº2, abrimos a Feira do Livro às 10h para receber o JI de Chão de Couce e os alunos da EB1 de Pedra do Ouro. Foram recebidos por um grupo de alunos do 9º ano, que interpretou duas canções, A Fisga e Sexta-feira, orientados pela professora de Música, Madalena Silva. Mais tarde, estiveram na Feira do Livro os alunos do 1º CEB de Chão de Couce e a sala 2 do JI de Avelar.
          A abertura oficial da Semana da Leitura decorreu na sala 15, com a representação de um excerto adaptado da obra de Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, pelos alunos do 8ºF e do 7ºF, ensaiados pelo professor José António Abreu. Quem assistiu gostou do que se lá passou!
          Ao longo do dia foram contadas muitas histórias, salientando-se a “Verdadeira História dos Três Porquinhos!”, na qual a palavra é dada ao Lobo Alex que, de forma natural, narra os acontecimentos do seu ponto de vista. Jon Scieszka, o autor, consegue contar uma nova e engraçada história, reforçando a veracidade da história original.  
          Mas outras histórias por ali passaram, umas muito simples e divertidas, como “O traseiro do rei”, de Raquel Saiz, e outras que também divertiram e ensinaram ao mesmo tempo, como o livro ilustrado de Pedro Seromenho que se chama “Porque é que os animais não conduzem?”.
          Claro que também se viveram algumas aventuras, com “As Aventuras da Maça Vermelha”, um livro que foi publicado em 1974, mas que continua a ser uma obra que não envelhece e que continua saborosa aos olhos e ouvidos dos nossos pequenos leitores.
          Aqui ficam algumas fotografias e alguns registos em vídeo deste primeiro dia.





Sem comentários: