13 de outubro de 2011

Com os olhos não se brinca!!

13 de outubro, Dia Mundial da Visão
"Visão 2020: Direito a Ver"
O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Tem como objetivo prevenir e erradicar a cegueira por causas evitáveis em todo o mundo, até ao ano de 2020. A data é comemorada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro.
O glaucoma continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e a segunda causa a nível mundial. Afeta cerca de 67 mil portugueses, mais frequentemente pessoas idosas.
O glaucoma é uma doença do nervo ótico, de evolução crónica, que conduz à perda progressiva do campo visual. Geralmente, na fase inicial, não apresenta sintomas, tornando-se incapacitante nas fases mais tardias e originando dependência de terceiros. O impacto social do glaucoma é grande, pois atinge 1 a 4 por cento da população com mais de 40 anos. Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de possibilidade de desenvolver a doença. Também os diabéticos são mais propensos ao seu desenvolverem. Metade das pessoas que sofrem de glaucoma não sabe disso. O seu diagnóstico pode ser realizado por um especialista numa consulta de rotina, pelo que é fundamental que toda a população esteja sensibilizada para a importância de consultar regularmente um oftalmologista. É, pois, importante a promoção da saúde visual em idade pediátrica e na adolescência, pois a deteção precoce de problemas visuais pode garantir um melhor desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.
Profª Madalena Ferreira

Sem comentários: