15 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura

Para comemorar o Dia Europeu da Internet Segura, o grupo disciplinar de Informática promoveu uma exposição sobre os problemas mais habituais a que as crianças e jovens ficam sujeitas quando navegam na Internet.
A exposição contou com os trabalhos dos alunos de oitavo ano, que realizam cartazes apelativos/informativos, e com o material disponibilizado pela Seguranet. Na Biblioteca da Escola EB23 de Avelar, que apoiou a organização da exposição, foram projectados alguns vídeos e alguns PowerPoint sobre a temática e distribuídos folhetos informativos, realizados pelos alunos.
Se é verdade que a Internet nos abre as portas ao mundo, também não deixa de ser verdade que a mesma está repleta de inúmeros perigos, nem todos facilmente identificáveis pelas crianças e pelos adultos. Por isso, torna-se cada vez mais importante e pertinente uma divulgação de informação relativa aos reais perigos da utilização da Internet, de modo a que aprendamos a lidar com esta nova realidade e a estarmos alertados e protegidos.

São muitos os perigos da Internet, pelo que aqui deixamos alguns dos mais habituais a que as crianças e os jovens estão sujeitos:
. Visionamento de material impróprio (ex: pornografia)
. Incitamento à violência e ao ódio
. Violação da privacidade
. Violação da lei
. Encontros “online” com pessoas menos recomendáveis
. Drogas

Grupo de Informática

Sem comentários: