22 de janeiro de 2015

"Semana da Ciência"- O que se fez?

Foram muitas as atividades desenvolvidas ao longo desta semana. Em todas elas, como é natural, procurou-se ir sempre ao encontro dos interesses dos alunos. Em nossa opinião, conseguimos.
Hoje deixamos aqui um resumo do que se fez na Escola Básica nº 2 de Avelar, ilustrado com as fotografias que o professor Mário Júlio tirou. Clicando nas imagens que ilustram cada uma das atividades, poderás ver o total das respetivas imagens.

"Como vai isso?" foi uma  atividades promovida pelo PESES, e dinamizada pelo Centro de Saúde de Ansião e pelos alunos do Ensino Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. Constou de exames aos alunos, docentes e funcionários, onde foram medidos o peso, altura, índice de massa corporal, glicémia, etc.

"Como vai isso?"

Jogos Matemáticos na BE


Jogos Matemáticos na BE
Laboratório Aberto
Laboratório Aberto

Feira dos Minerais


Feira dos Minerais

Ciência a Brincar (EB1 Ansião e Avelar)

EB1 Ansião e Avelar



Ciência a Brincar (JI Ansião e Avelar)

JI Ansião e Avelar
Também em Ansião, na escola sede do Agrupamento, a Semana da Ciência contou com uma Feira de Minerais, que decorreu no corredor em frente à sala dos alunos, durante dois dias. Ao longo da semana estiveram patentes na biblioteca três exposições: Ilusões de ótica, composta por uma seleção de imagens com alguns exemplos de ilusões de ótica e sobre alguns dos seus aproveitamentos, nomeadamente na arte e na publicidade; Observação do Sol, exposição cedida pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que esteve exposta no átrio da escola e no interior da Biblioteca; representações de Rosa-dos-ventos, trabalhos elaborados por alunos do 7º ano no âmbito da disciplina de Geografia.
Para veres mais fotografias, clica na imagem abaixo.


Ainda ao longo da semana da Ciência, nas Bibliotecas dos Centros Escolares de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda, bem como nas Escolas do 1º Ciclo de Ansião e de Alvorge realizaram-se várias atividades para os alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar. A Magia nos teus olhos permitiu um contacto com metodologias de observação científica, os alunos fizeram algumas observações, através das lupas binoculares, de variados elementos da natureza, animais e plantas: aranhas, melgas, borboletas, flores, musgos e líquenes. Na atividade Lendo e Experimentando Ciência os alunos puderam ouvir alguns poemas do livro Ciência para meninos em poemas pequeninos de Regina Gouveia que serviram de mote a algumas experiências relacionadas com a luz, como por exemplo: como fazer um arco-íris ou o disco de Newton, assim como também observaram a experiencia da Explosão de Cores. Os mais pequeninos puderam distinguir a diferença entre o que era doce, salgado ou ácido através da prova de alguns alimentos. Lançou-se ainda o desafio de adivinhar ciência através de um concurso de adivinhas relacionadas com a ciência.
Para veres mais imagens, clica na imagem abaixo.






4 comentários:

Daniela Martins disse...

De pequenino se torce o pepino. Cuidar da saúde, sem medos!

Alunos do 5ºE disse...

Todas as atividades foram interessantes, mas do que mais gostámos foi dos Jogos Matemáticos. Muito bom!

Filipe disse...

Muito engracado

Rodrigo disse...

Também gostei dos jogos e dos minerais