13 de novembro de 2014

Quinhentos anos de foral

Na Escola número 2 de Avelar comemoraram-se no dia doze de novembro os quinhentos anos do foral manuelino desta vila. 
As comemorações, que contaram com a colaboração da equipa da biblioteca desta escola, tiveram início durante a manhã com um brilhante desfile pelas ruas da vila, prosseguiram no interior do espaço escolar com um almoço requintado, em ambiente medieval e terminaram com um espetáculo levado a cabo pelos nossos alunos.
Neste espetáculo foi feita a recriação da leitura do foral, em cenário adequado ao tempo histórico, e ainda apresentadas peças musicais, dança e teatro. Salienta-se e agradece-se a colaboração de outras entidades  que se associaram ao evento, designadamente Direção do Agrupamento de Escolas de Ansião, Clube de Fotografia, Junta de Freguesia de Avelar, Câmara Municipal de Ansião, Sociedade Filarmónica Avelarense, Associação de Pais e Instituto Vasco da Gama.
As fotografias ilustram a beleza e grandiosidade destas comemorações.
Estão, naturalmente, de parabéns, todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação que tanto se esforçaram para dar vida a este evento que, com toda a certeza, fará parte da História do nosso Agrupamento.








(Clicar para ver mais fotografias)

(Clicar para ver mais fotografias)
E ainda houve teatro.
E música, e dança, e leitura do foral...Tantas coisas lindas se fizeram! Hoje deixamos aqui, em vídeo, um pouco do que foi esta maravilhosa tarde de espetáculo. O resto será publicado oportunamente. Vale a pena ver e apreciar o talento dos nossos "pequenos artistas".

(Clicar para ver a peça "Auto da Barca do Inferno-adaptada")

3 comentários:

Jorge Resende disse...

Ora aqui está uma bela forma, ainda por cima animada, de "passar história" aos alunos. Gostei.

Daniela Martins disse...

Eu estive lá!

Nídia Valente disse...

Eu também! :)