6 de junho de 2014

Clube de fotografia faz quinze anos!




É hora de cantarmos "Parabéns a você" ao nosso Clube de Fotografia, que comemorou quinze anos de existência. 
Nascido pela mão do professor Mário Marinho, depressa cativou o interesse de alunos e professores que constituem uma equipa sempre atenta e disposta a registar os eventos que vão ocorrendo em meio escolar. Saídas de campo, festas, palestras, comemorações, são sempre acontecimentos devidamente registados pela equipa, também ela parceira de grande vulto da Biblioteca. 
Parabéns, professor Mário Marinho, pela dedicação e empenho, e pela exemplar colaboração que nos tem dado.

Para assinalar a efeméride, o professor Mário promoveu, na Escola Básica nº 2 de Avelar uma palestra sobre fotografia, convidando o Encarregado de Educação Mário Roque, também ele um amante desta arte. Aqui fica a notícia, que pode igualmente ser lida na página do Clube de Fotografia.

        "As atividades comemorativas dos 15 anos do Clube de Fotografia contaram no dia 4 de junho com a presença do Sr. Mário Roque, Encarregado de Educação, que veio à Escola “Conversar sobre “FOTO GRAFIA”, que significa “Pintar com a Luz”. Apesar de uma plateia pouco numerosa, mas interessada no tema sempre atual da Fotografia, o Sr. Mário Roque conseguiu cativar os presentes, passando a mensagem inicial que fotografias existem muitas, contudo, para que uma fotografia nos cative, “prenda” quem a vê, existem poucas. Deu o exemplo de fotógrafos profissionais que, para tirarem “a fotografia da capa de uma revista”, mandam muitas para o lixo, centenas delas….
        O Sr. Mário Roque considera, ainda, necessário existir algum equipamento, sendo o principal a pessoa que está por trás da máquina, a sua sensibilidade, a sua capacidade de observação da realidade. Claro que a máquina e as lentes são importantes, mas não decisivas. Deu vários exemplos, com fotografias suas de muita qualidade e referiu o fotojornalista Henri Cartier Bresson, um dos grandes mestres da fotografia do século XX, que falava do momento fulcral da fotografia, o instante em que se tira a fotografia, o chamado “momento decisivo”, o momento certo para se disparar o obturador, nem antes, nem depois.       Assim, consegue-se ser criativo em fotografia. A este propósito, lembro uma fotografia que tirou em Pombal a uma barbearia a “cair de velha”. Voltou lá mais tarde e já não encontrou o barbeiro, mas uma casa abandonada e degradada. Podem ver muitas fotografias do Sr. Mário Roque em http://olhares.sapo.pt/mjgr
        Neste momento o seu tema preferido é o retrato a preto e branco, mas encontram-
se lá, acima de tudo, fotografias que nos cativam o olhar, que nos fazem parar e pensar.
     Depois destas “conversas sobre FOTO GRAFIA”, o Clube foi registar as atividades que a escola desenvolveu, neste caso os “Encontros com Arte”. 
        Para quem quiser aprofundar a informação (e vale a pena!!) sobre o que tem sido a atividade do Clube de Fotografia, aconselha-se a visita aos sítios:

http://clubefotografia.webnode.pt/
ou
http://palavrinhas.webnode.pt/news/clube-de-fotografia-15-anos/


Palestra

Palestra

1 comentário:

Marco Duarte disse...

Sinto me orgulhoso por ter sido membro do Clube de Fotografia mais do que um clube foi uma familia grande abraço para o professor Mario Marinho e ex colegas